domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tribos urbanas

CP4 - Fundamentação dos princípios de conduta na relação com “o outro”:

Construção/Formação da Identidade do sujeito Pós-Moderno:
A Formação da Identidade, ou do processo identitário do indivíduo na sociedade pós-moderna, é uma combinação complexa de factores tecnológicos, políticos, económicos e culturais, processos inerentes à Pós-Modernidade e às globalizações em curso, que conduz ao enfraquecimento do papel dos Estados-nação, à perda de influência de instâncias socializadoras tradicionais, à «crise» das instituições modernas, ao enfraquecimento da coesão social endógena e dos vínculos comunitários e sentidos de pertença, e dos mecanismos de controlo social.
A socialização secundária, hegemonizada e homogeneizada pela cultura escolar transmitida, parece estar a sofrer uma forte concorrência de outros canais informativos e formativos paralelos à escola, que contornam facilmente os mecanismos institucionais de determinação enculturadora dos Estados e criam vasos comunicantes entre culturas antes estanques, através de plataformas tecnológicas de comunicação global, incontroláveis.
As Tribos Urbanas ganham importância acrescida e renovam-se nas expressões e formas na actualidade. Grunges, Rockabillies, surfistas, hippies, góticos, betinhos, Nerds, tecktoniks, Skinheads, Parkours, etc. Eles andam em bandos. Na maioria dos casos comportam-se, pensam, falam e vestem-se de forma parecida. Isto porque para pertencer a um grupo, é necessário adoptar uma série de elementos, sobretudo externos que compõem o seu universo paralelo. Assim, identificam-se uns aos outros na heterogeneidade dos meios urbanos. Para quem está fora, estes subgrupos são no mínimo exóticos, estranhos. É o etnocentrismo cultural de rejeitar o que nos é diferente. Em alguns casos estas tribos rivalizam entre si. Quem faz parte de uma tribo deixa de sentir como um rosto desconhecido na multidão.
Conforme o velho ditado, - “Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és!” -

Algumas das tribos urbanas são:
Grunges; Rockabillies; Surfistas; Hippies; Góticos; Betinhos; Preppy; Nerds; Marrões; Tecktoniks; Skinheads; Parkours; Punks; Rappers; Drag Queens; Dork; Emos; Rasta; etc…

Sem comentários:

Enviar um comentário