quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

"Phoebe in Wonderland"



Ontem vimos um filme intitulado "Phoebe in wonderland". É a história de uma menina que sofre de Sindrome de Guilles de la Tourette. Para quem não sabe, é um transtorno neuropsiquiátrico, que normalmente tem início na infância, caracterizado pela presença de tiques motores e vocais. Simplificando, são aquelas pessoas que repetem o que os outros dizem, têm tiques faciais, podem até chamar nomes repetidamente aos outros...etc... No caso da Phoebe (personagem principal do filme) apesar da sua doçura, ela apresentava um desequilibrio que era confundido com mau comportamento, pois repetia as frases, cuspia para os colegas quando era provocada, não conseguindo controlar os seus actos. Assim esta menina demonstra problemas em se relacionar com as outras pessoas e é incapaz de seguir regras.

No meio disso tudo, eis que surge a professora de teatro, personagem surreal, diferente dos demais educadores, exemplo a ser seguido! É no palco que a menina consegue encontrar o seu ponto de equilibrio, porque a realidade do País das Maravilhas pode, em palco, ser vivida!

É um filme que posso recomendar a todos visto não ter idades, transportar o magnifico para a realidade, fazer saltar emoções reprimidas. É um filme que dá que pensar: Como agiria eu no lugar daquela mãe? Como lidar com estas pequenas diferenças? E com as grandes?

Sem comentários:

Enviar um comentário